consultasdrvinod

É com muita alegria que partilho um novo projeto que resulta de uma parceria entre mim e o Dr. Vinod Kumar, médico de Medicina Ayurveda. 

Daqui nasce a união entre o Ayurveda e o seu eterno conhecimento sobre a vida, a natureza e sobre a espécie humana a espalhar-se para todos os cantos do mundo.

Nos tempos que vivemos atualmente, e na impossibilidade de viajar, agora é possível agendar uma consulta online de Medicina Ayurveda com o Dr. Vinod Kumar, médico de Ayurveda, residente na Índia.

DATAS CONSULTAS: 

Dia 3, 10 e 17 Dezembro (quintas-feiras)

Consultas online através de Whatsapp ou Zoom. 

Necessário marcação.

O Dr. Vinod, médico de Ayurveda (Vaidya) fará uma consulta de avaliação e aconselhamento.

Através de um questionário de forma a registar o seu histórico de saúde, como hábitos alimentares, sono, exercício, corpo, mente e emoções, será aconselhado um plano terapêutico de acordo com que deseja ser tratado.

As Consultas Online de Medicina Ayurveda podem incluir aconselhamento de alimentos/dieta, rotina diária, plantas medicinais, exercício, yoga, meditação, terapias e massagens, diferindo dos sintomas apresentados pelo paciente.

Após a consulta com o Dr. Vinod, a terapeuta Ana Catarina, fará uma consulta online de acompanhamento.

As duas consultas online tem o valor promocional de 35euros.

As consultas online serão em inglês mas com tradução para português, se assim o desejar.

Agende a sua consulta.

 

AYUR significa Vida e VEDA significa Conhecimento, podemos então definir AYURVEDA como a Sabedoria da Vida, o Conhecimento da Vida, a Ciência da Vida. Desenvolvido na Índia há 3500 / 5000 anos atrás, ou segundo alguns historiadores o Ayurveda é ainda mais antigo.

Medicina Ayurvédica faz parte da medicina da Índia, assim como a medicina convencional, e é regulamentada pelo Ministério AYUSH (Ayurveda, Yoga, Unani, Siddha e Homeopatia) e reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Medicina Ayurveda tem como objectivo promover o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito, através de hábitos de vida saudáveis, de observação interior, permitindo assim o autoconhecimento, auxiliando na prevenção, manutenção e cura.

Princípios do Ayurveda:
Os princípios do Ayurveda assentam numa filosofia holística e muito abrangente do ser humano, na observação da natureza, nomeadamente nos 5 elementos (espaço, ar, fogo, terra e água) que possuem determinadas qualidades que vão ter efeito direto sobre o corpo e a mente; na interligação dos doshas, que são elementos que podem causar desequilíbrio; nos dhatus (tecidos), nos srotas (canais), nos malas (excreções), no agni (fogo digestivo), que influencia a capacidade de digerir os alimentos e que podem produzir ama (toxinas).

O que são os doshas?

Muito se fala acerca dos doshas e da curiosidade em saber qual o nosso dosha.
No momento de concepção entre um homem e a mulher, quando o espermatozóide se funde com o óvulo é gerada uma espécie de informação, uma prakriti, ou seja, determinadas características vão ser transmitidas ao feto.
Essas características geradas pelos nosso pais não serão alteradas durante o percurso da nossa vida, a partir deste conceito, é possível um médico de Medicina Ayurveda, identificar o dosha original, ou seja, os elementos mais predominantes na nossa constituição, as nossas tendências, predisposições a desenvolver certos tipos de sintomas, doenças.
Ao longo da vida, se os doshas não estiverem em harmonia, podem entrar em desequilíbrio e gerar doenças (vrikruti).
Podemos identificar três doshas presentes no nosso corpo: Vata , Pitta  e Kapha .

1. Vata (ar e espaço): funções de movimento, que incluem impulsos dos nervos, respiração, eliminação..

2. Pitta (fogo e água): funções metabólicas, de transformação dos alimentos em nutrientes, metabolismo dos orgãos e tecidos do corpo;

3. Kapha (água e terra): funções de nutrição, suporte, crescimento, estrutura e protecção dos orgãos, tecidos.

Os doshas da mente , ou Trigunas são três estados que fazem parte da mente e que a ajudam a manter-se equilibrada, mas em desequilíbrio podem causar doenças:

1. Satva: mente neutral, positiva, iluminada, equilibrada;

2. Rajas: representa a actividade, transformação, reorganização, energia geradora de mudança;

3. Tamas: representa a inércia, a melancolia, energia densa, depressiva.

 

A Medicina Ayurveda está dividida em 8 especialidades:
1. Medicina Interna (Kaya chikitsa) – Medidas para curar e desintoxicar
2. Pediatria (Kaumar Bhritya) – Grávidas e bebês
3. Psiquiatria (Bhoot Vidya) – Medicina psiquiátrica e bacteriologia
4. Cirurgia (Shalya chikitsa) – Procedimentos cirúrgicos  
5. Otorringoralinlogia e  Oftalmologia (Shalakya Chikitsa) – 
6. Toxicologia (Agad tantra) – Alívio do veneno, veneno artificial e sintomas tóxicos devido à ingestão da substâncias
7. Tratamentos de Rejuvenescimento (Rasayana) – Geriatria e rejuvenescimento
8. Tratamentos de Infertilidade (Bajikarma)

 
Medicina Ayurveda dá extrema importância ao que comemos, como digerimos e como eliminamos os alimentos, ao ar que respiramos, pela convivência com os outros, pela humildade, pela bondade e pela gratidão e consciência que temos por tudo o que a vida nos presenteia. 
 

Ayurveda está indicado em primeiro lugar para a prevenção de doenças, mas também é utilizado como método de cura em algumas situações.

Os profissionais e médicos de Ayurveda depois de uma avaliação do paciente, aconselham,  prescrevem e realizam alguns tratamentos mais indicados para cada pessoa. 

B.A.M.S, M.D.U (Rohtak) Índia, Dip. Em Panchakarma (Kerala), consultor de Ayurveda e especialista em Panchakarma.
Dr. Vinod Kumar concluiu o B.A.M.S.(Bachelor of Ayurveda, Medicine and Surgery) da Maharshi Dayanand University Rohtak (H.R), Índia no ano de 1998.
Formação em Tratamentos de Panchakarma Keralian no Hospital Anoop Ayurveda, Kollam, Kerala, sob a orientação do Dr. Unnikrishnan.
Consultor de Ayurveda e Especialista Panchakarma com diferentes atribuições em hospitais Ayurveda. Diretor da Ayuskhama Instituto de Yoga e de Ayurveda, em Rishikesh.
Dr. Vinod Kumar tem 20 anos de experiência de ensino de filosofia Ayurveda e Yoga, anatomia e fisiologia para estudos de yoga.